Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FUMAR: Faz mal para você e para o planeta


Cigarro não combina com a saúde do planeta . Nem com a sua.
Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênio, amônia, monóxido de carbono ( o  mesmo que sai do escapamento dos veículos), Substância s cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso planeta.
Além dos danos à saúde ( como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 5 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda sociedade; Uso de agrotóxico, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.
Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha do tabaco ( doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldades para respirar e alteração na pressão sanguínea ). Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.
Nos Países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês.
Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não são refeitas as condições naturais quanto  à flora e à fauna da mata virgem. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.
Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigaros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materias tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto.
As pontas de cigarros são levadas pela chuva para  rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.
As vezes pessoas fumam perto de outras não fumantes e não sabem o mal que causam a essas pessoas.Pois quem não fuma passa a fumar mais do que a  que esta fumando isso sem ao menos tocar num cigarro. Um dia uma amiga foi ao consultório para tentar resolver um problema de tosse, chegando la o médico perguntando se ela fumava, ela disse eu não mas meu esposo sim, resultado ela estava fazendo um processo de efizema pulmonar de tanto ingerir nicotina através da fumaça que o esposo deixava por onde passava pela casa. Meus amigos, Muitos pensam que o cigarro acalma os nervos, isso não é verdade.  Pare de fumar e depois de dois meses, você verá que agora sim você está calma (o). Verá o quanto o cigarro te deixava nervosa (o) . O cigarro é nocivo a saúde sem contar que envelhece o ser humano uns 10 anos. a pessoa fica com o semblante carregado, as rugas aparecem rápidamente , os olhos ficam fundos, a pessoa não porta uma aparência bonita. Trás um semblante de cansaço, Pare de fumar e verá que se rejuvenecerá, terás um semblante lindo, harmonioso, trasnparente. ficará uma pessa bela (o)
Vamos respeitar nossa saúde e a do planeta. Ambiente saudável é ambiente  livre do cigarro.
Se você fuma e não quer parar, fume sózinho não obrigue quem está a sua volta a fumar com você.
O Sus ajuda você a ter uma vida mais saudável sem o cigarro. Ligue 136.
Com carinho.
Alvaléa Palmeira.Corém (304789)
http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário