Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

PROBIÓTICOS E SUAS FUNÇÕES NA FLORA INTESTINAL


Você sabe qual a importância do equilíbrio da flora intestinal ?.Pois bem : Aflora intestinal, cientificamente chamada de microbiota intestinal, é formada por cerca de 100 trilhões de micro-organismos,sendo que alguns são considerados “bons” para o ser humano, , e outros “ruins”.
O desequilíbrio dessa microbiota intestinal é chamado de disbiose e resulta na diminuição das populações de micro-organismos”bons”, e com consequente aumento de quantidade de micro-organismos “ruins”. Esse desequilíbrio é causado por diversos fatores, como stress,má alimentação, antibióticos, doenças intestinais,idade avançada, dentre outros. A disbiose está relacionada ao aparecimento de diversas doenças, entre elas a diarreia, constipação, alergia alimentar, além de doenças inflamatórias intestinais. Por isso deve se fazer uso de probióticos, os quais devem estar vivos quando ingeridos e devem resistir ao processo de digestão. O maior desafio é a sobrevivência desses micro-organismos à ação do ácido do estômago, enzimas digestivas e sais biliares, já que precisam passar por esses obstáculos para chegar ao local de ação dos probióticos o  INTESTINO.  Nessa equação também é importante  a quantidade de micro-organismos que sobrevivem ao processo, sendo recomendado pela ANVISA a taxa entre (100 milhões) e 1 bilhão) UFC (unidades formadoras de colônias.
Então os probióticos são adequados para realizar a reposição da flora intestinal. Dessa forma, para que os efeitos dos probióticos sejam percebidos, deve-se consumir probióticos diáriamente. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.
Sabia que o seu intestino é o ponto de contacto mais frágil entre o exterior e o interior do corpo?
É por essa razão que convém mantê-lo saudável e a funcionar com  perfeição.
Principais benefícios dos probióticos- Facilitam o processo digestivo, ajudando a produzir enzimas essenciais para degradar os nutrientes mais complexos, aumentando a assimilação dos mesmos;
- Diminuem as diarreias, os gases intestinais e a obstipação;
- Previnem as infecções causadas por fungos, leveduras e bactérias nocivas, normalizando o PH intestinal;
- Produzem antibióticos naturais que, ao serem absorvidos pela corrente sanguínea, combatem infecções existentes em todo o corpo e não só nos intestinos;
- Diminuem a absorção do colesterol;
- Ajudam a remover vários tipos de toxinas, minimizando os seus efeitos nefastos;
- Melhoram a saúde da pele;
- Estimulam o sistema imunitário;
- Normalizam a produção de vitamina K e vitaminas do complexo B, nomeadamente a vitamina B12, no intestino.
Dos probióticos mais conhecidos fazem parte espécies de bactérias como a Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium bifidum. Cada um destes probióticos tem funções específicas, mas a sua interacção potencia os benefícios de cada espécie.
ABAIXO ESTÃO EXEMPLOS DE ALIMENTOS PROBIÓTICOS
Iogurte(Activia,Biofibras, Nesvita)
Leite Fermentado(Yakult ,Chamyto,Batavito,Vigor Club)
Segue a lista de probióticos, que devem estar descritos na embalagem, aceitos pela ANVISA:
*Lactobacillus acidophilus
*Lactobacillus casei shirota
*Lactobacillus casei variedade rhamnosus
*Lactobacillus casei variedade defensis
*Lactobacillus paracasei
*Lactococcus lactis
*Bifidobacterium bifidum
*Bifidobacterium animallis (incluindo a subespécie B. lactis)
*Bifidobacterium longum
*Enterococcus faecium
Bem meus queridos amigos e leitores, espero que tirem proveito destas informações tratando com carinho sua flora intestinal.

Com carinho.

Alvaléa Palmeira –Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário